Panorama internacional

'Criará conflitos': chanceler eslovaco adverte o perigo da entrada da Ucrânia na OTAN

Uma possível adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) provocará novos conflitos, considera o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Juraj Blanar.
Sputnik
"Temos uma visão diferente sobre a adesão [da Ucrânia] à OTAN. Consideramos que a adesão [da Ucrânia] à OTAN criará mais e mais conflitos, mas respeitamos o direito da Ucrânia de escolher onde almeja ir, qualquer país tem o direito de fazê-lo", declarou Blanar durante o comunicado de imprensa após uma reunião com o chefe da chancelaria ucraniana, Andrei Sibiga, em Bratislava.
Panorama internacional
Análise: Brasil e China apostam no pragmatismo para trazer paz à Ucrânia, mas Zelensky é obstáculo
Anteriormente, o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico disse que a entrada da Ucrânia na OTAN provocaria um confronto direto entre a Rússia e a Aliança Atlântica. Ele observou que alguns países insistiam que a resolução da cúpula da OTAN realizada em Washington deveria refletir o compromisso explícito da aliança de aceitar a Ucrânia, o que seria inaceitável para a Eslováquia.
Fico saudou o fato de que uma abordagem realista prevaleceu, e a declaração final reflete que a Ucrânia pode se tornar um membro da OTAN somente se todas as condições necessárias forem cumpridas e todos os membros da aliança concordarem.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar