Panorama internacional

EUA, Japão, Austrália e Índia pedem por expansão do Conselho de Segurança da ONU

O presidente dos EUA, Joe Biden, e os primeiros-ministros da Índia, Japão e Austrália pediram a reforma do Conselho de Segurança da ONU com a inclusão de novos membros permanentes da África, Ásia e América Latina.
Sputnik
Na última reunião do Diálogo de Segurança Quadrilateral (também conhecido como Quad) em que o presidente norte-americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, estão presentes (já que anunciaram que não tentaram a reeleição), os quatro líderes assinaram uma declaração conjunta em que pedem pela expansão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU).

"Reformaremos o Conselho de Segurança da ONU, reconhecendo a necessidade urgente de torná-lo mais representativo, inclusivo, transparente, eficaz, democrático e responsável, expandindo as categorias permanentes e não permanentes de membros do Conselho de Segurança da ONU."

É enfatizado que os novos membros permanentes devem incluir a representação de países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
O Conselho de Segurança (CSNU) é uma estrutura permanente da ONU, que tem a responsabilidade primária de manter a paz e a segurança internacionais. O CSNU inclui 15 países: cinco membros permanentes, com poder de veto, e dez temporários. Os membros permanentes são Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, China e França.
Atualmente, quatro países postulam mais seriamente uma entrada no Conselho de Segurança, o Brasil, a Índia, a Alemanha e o Japão. Junto, essas quatro nações são conhecidas como G4.
Oficialmente, os Estados Unidos chancelam apenas a entrada da Índia, Alemanha e Japão, e desconsidera a entrada do Brasil por medo de ver seu poder diplomático nas Américas diminuído.
Panorama internacional
EUA temem que entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU ameace seu lugar vantajoso no órgão
O Diálogo de Segurança Quadrilateral foi iniciado em 2007 pelo ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe como um mecanismo consultivo informal de quatro países que compartilham as mesmas ideias para a região do Indo-Pacífico.
Enquanto Japão e Austrália são aliados dos EUA, a Índia, que não é aliada de Washington, foi incluída no "Quad" em grande parte devido ao seu crescimento geopolítico na região e seu poder de oposição à China.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar