Enquanto as forças armadas iranianas realizavam desfiles militares por todo o país para marcar a Semana da Defesa Sagrada, uma série de novos equipamentos militares nacionais, incluindo mísseis balísticos e drones, foram revelados em Teerã na manhã de hoje (21).
Uma das últimas conquistas foi um míssil balístico desenvolvido pela Força Aeroespacial do IRGC.
De acordo com a agência Tasnim, o míssil, nomeado Jahad, funciona com combustível líquido e tem um alcance de 1.000 quilômetros.
Um total de 21 mísseis balísticos foram colocados em exibição durante o desfile, incluindo Khaybar-buster, Fattah, Hajj Qassem, Qadr-H, Emad, Khorramshahr, Sejjil e o Jahad.
O IRGC também revelou uma série de drones militares no desfile, incluindo o Shahed-136B. O modelo é uma versão atualizada do Shahed-136, com novos recursos e um alcance operacional de mais de 4.000 quilômetros.
"Hoje [21], as nossas capacidades defensivas e de dissuasão cresceram tanto que nenhum demônio sequer pensa em qualquer agressão ao nosso querido Irã. Com unidade e coesão entre os países islâmicos, podemos colocar no seu lugar o usurpador sanguinário e genocida Israel, que não mostra misericórdia com ninguém, mulheres ou crianças, velhos ou jovens", disse o presidente Masoud Pezeshkian, citado pelo The Times of Israel.
Especialistas e técnicos militares iranianos fizeram grandes progressos nos últimos anos na fabricação de uma ampla gama de equipamentos nacionais, tornando as forças armadas autossuficientes na esfera de armamentos, relata a agência iraniana.
O Irã afirma que seu poderio militar não representa nenhuma ameaça aos países da região, dizendo que a doutrina de defesa da República Islâmica é inteiramente baseada na dissuasão.