Operação militar especial russa

Rússia atinge navio de carga que levava mísseis e munições fornecidos à Ucrânia pelo Ocidente

Forças Armadas da Rússia efetuaram um ataque combinado em instalações de energia que abasteciam o complexo militar-industrial da Ucrânia, bem como em oficinas de produção de drones e locais de implantação das forças ucranianas, todos os alvos foram atingidos, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
O comunicado destaca que o Exército russo destruiu no último dia dois depósitos de mísseis e artilharia da Ucrânia, assim como atingiu um navio de carga que transportava mísseis e munições fornecidos ao regime de Kiev pelo Ocidente.
Formações ucranianas perderam até 435 militares, quatro tanques, dois blindados de transporte, várias peças de artilharia, uma estação de radar de luta contrabateria e sete depósitos de munições de campanha na área de responsabilidade do agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste), que conseguiu melhorar suas posições táticas.

A entidade acrescenta também que o agrupamento de tropas russas Sever (Norte), que opera na região de Carcóvia, derrotou formações de duas brigadas ucranianas e repeliu três ataques. O adversário perdeu até 135 soldados, dois blindados de combate e vários obuseiros.

Por sua vez, os meios russos de defesa antiaérea derrubaram no último dia seis mísseis guiados de grande alcance Neptun, três bombas aéreas guiadas Hammer, dez projéteis de sistemas Himars e 177 drones ucranianos de asa fixa, revela o ministério.
Unidades do agrupamento de tropas russas Yug (Sul) tomaram linhas e posições mais vantajosas, o Exército ucraniano perdeu em vários povoados na República Popular de Donetsk (RPD) até 840 efetivos, dois tanques, dois veículos blindados Kazak, quatro obuseiros FH-70 britânicos e uma peça de artilharia M777 dos EUA, entre outros equipamentos militares. Além disso, foram destruídas três estações de guerra eletrônica Anklav-N.
Agrupamento russo Vostok (Leste), por sua vez, destruiu uma peça de artilharia autopropulsada Caesar de produção francesa, também foram eliminados 160 combatentes ucranianos e uma estação de guerra eletrônica.
No total, desde o início da operação militar especial o Exército russo destruiu 646 aviões, 283 helicópteros, 31.983 veículos aéreos não tripulados, 579 sistemas de mísseis antiaéreos, 18.317 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.457 lançadores múltiplos de foguetes, 14.963 peças de artilharia de campanha e morteiros e 26.328 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.

Situação atual na região de Kursk

Ministério da Defesa da Rússia relatou neste sábado (21) que na direção de Kursk foram frustradas as tentativas de contra-ataques da Ucrânia na direção de Kamyshevka e Liubimovka, o adversário perdeu até 20 militares entre mortos e feridos.
No total o Exército de Kiev perdeu em um dia na direção de Kursk mais de 300 combatentes e nove veículos militares blindados, bem como seis peças de artilharia e um sistema de lançamento e um veículo de carregamento do sistema Himars.
Desde o início da invasão ucraniana na região de Kursk, o adversário perdeu mais de 15.650 militares, 124 tanques, 786 veículos blindados de combate, 57 veículos de combate de infantaria, 121 peças de artilharia de campanha, 29 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, entre outros equipamentos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar