Panorama internacional

Ouro bate novo recorde: confira 5 possíveis caminhos para lucrar com essa tendência

O preço do ouro nos mercados atingiu novo recorde nos últimos dias, impulsionado pela instabilidade global e pela queda do dólar norte-americano após a redução de juros nos EUA. Os especialistas acreditam que o metal precioso tem potencial de crescimento de até US$ 3.000 (R$ 16,2 mil) por onça.
Sputnik
O valor do ouro subiu mais de 20% desde o início de 2024, e 34% em relação à mesma data do ano passado.
Na quinta-feira (19), o valor atingiu um máximo histórico depois de a Reserva Federal dos Estados Unidos ter cortado as taxas de juros. Em 20 de setembro, os preços bateram novo recorde.
A procura tem crescido devido à perda de influência do dólar, às expectativas de redução da taxa de juros por parte da Fed dos EUA, às compras ativas do metal precioso pelos principais bancos centrais e ao crescente interesse no fato do ouro ser um "porto seguro" diante do aumento das tensões geopolíticas.
A estes fatores, juntou-se a procura interna da China, cujos investidores locais preferem cada vez mais investir em ouro, em um contexto de estagnação do mercado acionista.
A Sputnik resumiu cinco opções para investir a fim de lucrar com esta tendência do mercado.
Panorama internacional
Mesmo com alta nos preços, compras de ouro por bancos centrais têm maior nível desde janeiro

1. Conta de metal

Talvez a maneira mais fácil de investir em ouro seja abrir uma conta de metal impessoal. Basicamente, você não compra o ouro propriamente dito, mas passa a fazer parte das reservas do metal precioso do banco como investidor em gramas, sem indicar informações sobre quantidade de barras, fabricante e número de série.
O custo e a rentabilidade da conta estão atrelados à taxa de câmbio do metal precioso. Essas contas não são garantidas por metais preciosos físicos. Ao fechar um depósito, você só poderá receber o equivalente em dinheiro.

2. Moedas de ouro

As moedas de ouro apresentaram um retorno de 24% desde o início do ano. A mais popular é a Filarmônica de Viena. Suas características e popularidade a tornaram uma das moedas de ouro mais vendidas no mundo, conforme divulgado pelo próprio Conselho Mundial do Ouro (WGC, na sigla em inglês).
O segundo lugar é dividido pelo Australian Nugget/Kangaroo e pelo British Liberty. O terceiro lugar é difícil de determinar. A águia e o búfalo norte-americanos, o Krugerrand sul-africano e o panda chinês estão entre os pretendentes.

3. Ações de empresas de mineração de ouro

Ao comprar ações, um investidor pode contar não só com o crescimento do seu preço ao longo do tempo – que se correlaciona com os preços do ouro – mas também com possíveis dividendos.
No entanto, é difícil, senão impossível, prever exatamente para onde vão os preços das ações de uma determinada empresa, pois depende de inúmeros fatores que estão fora do alcance de qualquer investidor, sejam eles fenômenos naturais, políticas internas de países, golpes de Estado ou nacionais.
Panorama internacional
Preferência pelo ouro por bancos centrais africanos: um novo e duro golpe para a hegemonia do dólar

4. Fundos mútuos de ouro

Precisamente, para evitar os riscos do último ponto, os fundos mútuos de ouro podem ser do interesse de investidores conservadores que não querem se envolver muito no processo de gestão e preferem apenas "comprar e esquecer".
Esses fundos se encarregarão de administrar seus investimentos da melhor forma possível. Este instrumento é muito adequado para investimentos de longo prazo. Ao mesmo tempo, há que ter em conta que os fundos geram custos adicionais sob a forma de taxas de gestão.

5. Futuros de ouro

Segundo especialistas, os futuros são interessantes para transações de curto prazo e para especulação com ouro. Estes instrumentos permitem-lhe abrir uma posição maior e recuperar mais fortemente das flutuações de preços. No entanto, este instrumento apresenta grandes riscos: existe a oportunidade de obter lucros sólidos e grandes perdas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar