Panorama internacional

EUA vão devolver à Índia quase 300 antiguidades roubadas e traficadas ilegalmente

Os Estados Unidos devolverão à Índia quase 300 peças de arte que foram roubadas ou retiradas ilegalmente do país, informou o Ministério das Relações Exteriores indiano no domingo.
Sputnik
"Na ocasião da visita do primeiro-ministro Shri Narendra Modi aos Estados Unidos, a parte americana facilitou a devolução de 297 antiguidades que haviam sido roubadas ou traficadas da Índia. Essas peças serão repatriadas para a Índia em breve", disse o ministério em um comunicado.
Os objetos em questão pertencem ao período de 2000 a.C. a 1900 d.C. e vêm de diferentes partes da Índia.
"A maioria das antiguidades são artefatos de terracota do Leste da Índia, enquanto outros são feitos de pedra, metal, madeira e marfim", acrescentou o ministério.
Entre as antiguidades devolvidas, há uma escultura de pedra do Sul da Índia datada do século I a.C. ao século I d.C., uma figura do Senhor Buda em arenito do Norte da Índia datada dos séculos XV-XVI d.C., uma figura antropomórfica em cobre do Norte da Índia datada de 2000 a 1800 a.C., entre outras, segundo o comunicado ministerial.
Notícias do Brasil
Roubo do patrimônio nacional: confira 5 artefatos brasileiros que estão no exterior

"Nos últimos tempos, a restituição de bens culturais tornou-se um aspecto importante da compreensão e intercâmbio cultural Índia-EUA. Desde 2016, o governo dos EUA tem facilitado a devolução de um grande número de antiguidades traficadas ou roubadas", afirmou o Ministério de Relações Exteriores da Índia.

No total, os EUA devolveram 578 artefatos culturais à Índia desde 2016, o que representa o maior número de antiguidades já retornadas por qualquer país à Índia, acrescentou o ministério.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar