O projeto de lei, que deve ser apresentado nesta segunda-feira (23) segundo a Bloomberg, impediria que barcos que usam o porto, se apropriado pelo México, descarreguem ou recebam reparos nos EUA ou em territórios como Porto Rico ou as Ilhas Virgens.
A nova medida pretende tornar o porto, na costa caribenha do México, inútil para embarques ou cruzeiros, de acordo com assessores do senador republicano Bill Hagerty, do Tennessee, autor do projeto de lei.
Uma proposta semelhante foi apresentada pela Câmara dos Representantes em maio deste ano, relata a mídia.
"Condeno veementemente as ameaças de López Obrador contra a Vulcan. Nenhuma nação ou presidente, e especialmente um dos nossos maiores parceiros comerciais, deve ter permissão para intimidar uma empresa americana sem consequências", afirmou Hagerty.
Lopéz Obrador disse no mês passado que seu governo estava passando por todos os processos legais necessários para transformar a terra que a Vulcan possui e desenvolveu por décadas em uma área natural protegida, o que a empresa alega ser ilegal e equivalente à expropriação.
A Vulcan Materials é uma empresa americana sediada em Birmingham, Alabama. Ela está envolvida principalmente na produção, distribuição e venda de materiais de construção.