Panorama internacional

Bolívia recebe componentes para reator de pesquisa nuclear instalado pela Rússia (FOTOS)

A Bolívia recebeu 43 toneladas de componentes tecnológicos para o reator nuclear de pesquisa RB-01, o qual a estatal russa Rosatom está instalando no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN), na cidade de El Alto.
Sputnik
A notícia foi informada pela diretora-geral da Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), Hortensia Jiménez Rivera.
"Chegou a Santa Cruz um carregamento de 43 toneladas de equipamentos tecnológicos destinados ao reator de pesquisa nuclear RB-01. Nos próximos dias, os componentes serão transportados para a cidade de El Alto, em La Paz [departamento], onde está sendo construindo o complexo de tecnologia no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear", explicou Jiménez Rivera em comunicado oficial.
As 43 toneladas de equipamentos tecnológicos para o reator de pesquisa nuclear RB-01, em 186 pacotes, chegam à Bolívia, em 24 de setembro de 2024
O governo boliviano planeja lançar o seu primeiro reator de investigação em meados de 2025, o qual ficará localizado a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, tornando-se a instalação nuclear mais alta do mundo.
"O RB-01 tem como objetivo promover a investigação científica em ciências nucleares, além de formar recursos humanos altamente qualificados, promovendo o desenvolvimento de uma comunidade científica nacional. O seu impacto vai se estender a setores como saúde, mineração, gestão de recursos hídricos e agricultura", explicou Jiménez Rivera.
O programa nuclear boliviano é apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e segue rigorosamente os padrões internacionais para o uso pacífico da tecnologia nuclear.
As 43 toneladas de equipamentos tecnológicos para o reator de pesquisa nuclear RB-01, em 186 pacotes, chegam à Bolívia, em 24 de setembro de 2024
O Centro Boliviano de Pesquisas Nucleares é composto por quatro componentes: o Complexo Ciclotron de Radiofarmácia Pré-Clínica (CCRP) e o Centro Polivalente de Irradiação (CMI), ambos já em operação; os laboratórios de radioecologia e radiobiologia, próximos de serem inaugurados; e o Complexo de Reatores de Pesquisa Nuclear, em construção.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar