O quinto e o sexto submarinos do país, o Invincible e o Impeccable, foram encomendados da ThyssenKrupp Marine Systems da Alemanha em 2013 em um acordo de € 1 bilhão (R$ 6 bilhões), e se juntam aos antigos barcos das classes Archer e Challenger.
Segundo especialistas ouvidos pela Reuters, os submarinos chegariam além das águas da pequena cidade-Estado para vigiar a região.
Os dois primeiros submarinos Tipo 218SG de Cingapura agora estão operacionais. RSS Invincible e RSS Impeccable comissionados há poucos instantes na Base Naval de Changi, 24 de setembro de 2024
Eles representam um avanço tecnológico para a frota de Cingapura, dizem especialistas, permitindo que a rica nação do Sudeste Asiático opere mais longe da costa usando menos marinheiros e tornando suas embarcações uma das mais silenciosas da região.
"Eles são um excelente multiplicador de força. E para um país tão pequeno quanto o nosso, precisamos de todos os multiplicadores de força que pudermos obter", disse o coronel Fong Chi Onn, comandante da flotilha de submarinos de Cingapura, citado pela mídia.
Os dois novos submarinos da classe Invincible estavam atracados em píeres adjacentes, enfeitados com flâmulas navais coloridas, com seus lemes em formato de X aparecendo da água, para o evento na Base Naval de Changi.
Os dois primeiros submarinos Tipo 218SG de Cingapura agora estão operacionais. RSS Invincible e RSS Impeccable comissionados há poucos instantes na Base Naval de Changi, 24 de setembro de 2024
O primeiro-ministro Lawrence Wong inaugurou os navios em uma cerimônia assistida pela tripulação e dignitários militares em uniformes brancos, reunidos junto com suas famílias.
A classe Invincible precisa de um complemento de apenas 28 para cada submarino de 70 metros e 2.200 toneladas, com a tripulação acrescentando que a automação de tarefas demoradas tornou as operações mais fáceis. Eles também são os primeiros submarinos de Cingapura com instalações de tripulação para mulheres, e ambos têm oficiais mulheres.
"Eles são pelo menos comparáveis a alguns dos mais recentes submarinos convencionais de última geração atualmente em serviço no Sudeste Asiático e no Indo-Pacífico em geral", disse Collin Koh, especialista em assuntos navais da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam, em Cingapura.
No entanto, a classe Invincible é armada apenas com torpedos pesados, enquanto os submarinos Kilo, projetados pela Rússia, do Vietnã podem transportar mísseis de cruzeiro de ataque terrestre.