Panorama internacional

Especialista: AGNU pode trazer 'surpresas' em questões dos conflitos ucraniano e israelo-palestino

Os debates de chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU, que começam hoje, 24 de setembro, podem trazer "surpresas" em temas como os conflitos ucraniano e palestino-israelense, além de iniciativas para resolvê-los, acredita Andrei Kortunov, o diretor científico do Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia.
Sputnik

"Se falamos de crises específicas, o papel principal em sua resolução deve ser desempenhado pelo Conselho de Segurança, não pela Assembleia Geral, já que apenas as decisões do Conselho de Segurança são vinculativas", disse o especialista à Sputnik.

As decisões da Assembleia Geral são mais um indicador da opinião da comunidade internacional sobre determinados problemas.
Ao mesmo tempo, como observou o especialista, nos últimos anos, o Secretariado da ONU e o secretário-geral António Guterres têm se mostrado mais predispostos a lidar com as questões do desenvolvimento sustentável em vez das relacionadas à segurança.
Panorama internacional
Na ONU, Lula dá 'puxão de orelha' em líderes e puxa sardinha para COP30 no Brasil, notam analistas

"Se falarmos sobre a Assembleia Geral, é provável que tenhamos algumas surpresas, algumas novas ideias relacionadas, talvez, à solução do conflito ucraniano e palestino-israelense. Mas, como mostra a prática, será muito difícil tomar medidas efetivas sem decisões relevantes por parte do Conselho de Segurança", afirma o especialista.

Ele acredita que, no atual ambiente geopolítico, é difícil conseguir unidade no Conselho de Segurança da ONU em relação aos principais conflitos.
É por isso que António Guterres enfatizou as metas de desenvolvimento sustentável, a transição energética e a superação da pobreza.
Essa agenda já foi discutida em Nova York na Cúpula do Futuro, com a adoção, em 22 de setembro, do Pacto para o Futuro sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Notícias do Brasil
Lula critica ONU às vésperas da Assembleia Geral e ressalta trabalho do Brasil no combate à fome

"Acho que o tom [do evento] já foi definido pela Cúpula do Futuro. Será mantido durante esta sessão da Assembleia Geral: que há sérias preocupações sobre o colapso da governança global e regional, a multiplicação de situações de crise, o agravamento em muitas regiões do mundo. O mais difícil será provavelmente o fato de termos que restaurar essa governabilidade. Todos vão ter seus próprios pontos de vista sobre como isso pode ser feito", disse Kortunov.

A 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU teve início em 10 de setembro, em Nova York.
O principal evento das sessões da Assembleia Geral é tradicionalmente a Semana de Alto Nível, um evento que reúne chefes de Estado e ministros todos os anos para falar sobre tópicos urgentes.
O debate deste ano ocorrerá de 24 a 28 de setembro, bem como em 30 de setembro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar