Durante trabalhos de remodelação em seu porão no final do ano passado, ele encontrou um esqueleto. Algum tempo mais tarde, o Serviço Regional de Arqueologia iniciou uma escavação completa dos quatro cômodos do porão, descobrindo 38 sepulturas que datam do século III ao X d.C., escreve The History Blog.
Os enterros estavam distribuídos pelos quatro compartimentos do porão, a maioria deles dispostas em linhas paralelas. Os mortos nas sepulturas do período imperial tardio estavam enterrados de costas em caixões de madeira que eram depois colocados em um poço profundo.
Necrópole da Antiguidade Tardia e sarcófagos merovíngios encontrados em um porão nos arredores de Paris
© Foto / Archeodunum
As filas de caixões eram mantidas, com apenas um ligeiro desvio para o leste entre a Antiguidade Tardia e a era merovíngia. Há dez sarcófagos de gesso característicos do período merovíngio (476 a 750 d.C.), colocados lado a lado em um padrão de leque. Enquanto alguns dos sarcófagos de gesso encontrados em outros lugares foram decorados nas paredes exteriores, nenhum dos 10 no porão tem paredes decoradas.
Um dos sarcófagos tem uma tampa – um bloco de pedra macia entalhado. A tampa estava quebrada, mas é possível discernir parte de uma rosácea, uma cruz latina e uma cruz dentro de um círculo.