Panorama internacional

Navio militar do Japão atravessa estreito de Taiwan, provocando protestos de Pequim (VÍDEO)

Um navio da Força Marítima de Autodefesa do Japão navegou pelo estreito de Taiwan pela 1ª vez sob a administração do premiê Fumio Kishida, informaram fontes familiarizadas com o assunto. O incidente provocou uma reação imediata da China.
Sputnik
Nesta quarta-feira (25), o destróier Sazanami, junto com navios da Austrália e Nova Zelândia, atravessou o estreito de Taiwan que separa a ilha autogovernada da China continental, observam fontes.
Acredita-se que os navios estavam indo para o mar do Sul da China para um exercício aparentemente destinado a desafiar a crescente assertividade militar de Pequim na região, escreve a Kyodo News.
Uma fonte governamental citada pela mídia disse que Tóquio não pretende provocar desnecessariamente Pequim ao se referir à passagem.
Por sua vez, Lin Jian, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, expressou um protesto nesta quinta-feira (26) a Tóquio pela passagem no navio japonês.

"Instamos o Japão a honrar suas promessas sobre a questão de Taiwan, ser cauteloso em palavras e ações, e não perturbar as relações sino-japonesas, bem como a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan," disse o porta-voz, acrescentando que Pequim está "altamente vigilante sobre as intenções políticas" do movimento do país vizinho.

As passagens de navios de guerra estrangeiros pela hidrovia são regularmente condenadas por Pequim, por "prejudicarem a paz e a estabilidade" no Indo-Pacífico.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar