"A situação em Ugledar é catastrófica. Não acho que alguém espere que Ugledar ou qualquer parte dela permaneça sob controle ucraniano por muito tempo. Provavelmente podemos contar as horas até que a resistência ucraniana em Ugledar colapse", observou Mercouris.
De acordo com o analista, os militares russos não só cercaram as forças ucranianas na cidade, mas também controlam todas as estradas através das quais elas poderiam sair da povoação.
"Qualquer tentativa dos ucranianos de deixar Ugledar levará a terríveis perdas", alertou ele.
O especialista acrescentou que, mesmo após a cessação da resistência por parte das tropas ucranianas, levará algum tempo para os militares russos limparem a cidade antes de anunciar sua libertação.
Na quarta-feira (25), o líder da República Popular de Donetsk (RPD), Denis Pushilin, informou que os combates já estão ocorrendo em Ugledar. Ele observou que a libertação da cidade é muito importante para a RPD.
De acordo com o conselheiro de Pushilin, Igor Kimakovsky, os militares russos fecharam a guarnição do Exército ucraniano na cidade em envolvimento duplo, cobrindo a cidade de dois lados. Segundo ele, a rotação de combatentes ucranianos na cidade é quase impossível.