Hoje, 30 de setembro, a Rússia celebra a data em que a República Popular de Donetsk, a República Popular de Lugansk, a região de Zaporozhie e a região de Kherson assinaram o tratado de adesão à Rússia, após os referendos de 23 a 27 de setembro de 2022.
"Tudo mudou. A começar pela maneira como as pessoas vivem, os serviços que recebem e a abordagem das autoridades à população e as estradas. Houve mudanças em todas as esferas. Mas posso dizer que hoje ninguém se surpreende com o fato de as pessoas receberem todos os benefícios, subsídios e pagamentos", disse Balitsky.
Segundo ele, todos os pagamentos devidos de acordo com a lei russa estão sendo feitos integralmente na região. Há também um aumento nas receitas fiscais para o orçamento.
O setor de turismo também está sendo revitalizado, e grandes instalações sociais estão sendo construídas, observou o governador.
"As pessoas hoje se sentem definitivamente mais confortáveis do que no tempo da Ucrânia. Todos enfatizam isso hoje. Há apoio das autoridades. As pessoas confiam nas autoridades porque veem que as autoridades regionais, em cooperação com as agências federais e a administração do presidente russo, usam todos os mecanismos necessários para tornar a vida delas confortável", concluiu o interlocutor da agência.
A Rússia controla mais de 70% da região de Zaporozhie, enquanto o antigo centro regional, a cidade de Zaporozhie, permanece sob o controle das tropas ucranianas.
Desde março de 2023, Melitopol se tornou o centro administrativo da região.