Panorama internacional

Líbia está estudando adesão ao BRICS para expandir laços com países emergentes, diz Benghazi

As autoridades do leste da Líbia estão estudando seriamente a questão da adesão ao BRICS como parte de uma estratégia econômica comum para expandir os laços com os países em desenvolvimento, disse o ministro das Relações Exteriores do governo do leste da Líbia, Abdul Hadi al-Hweij, à Sputnik.
Sputnik
Após a derrubada e o assassinato do líder líbio Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia deixou de funcionar como um Estado unificado e agora tem dois governos que não se reconhecem um ao outro.
O primeiro, apoiado pela ONU e liderado por Abdul Hamid Mohammed al-Dabaib, opera em Trípoli.
O segundo, com poderes da Câmara dos Representantes da Líbia, tem sede em Benghazi e é liderado por Osama Hammad.
Al-Hweij acredita que o BRICS é um bloco econômico importante e apoia a adesão da Líbia à associação.
"Estamos estudando esse passo como parte de nossa estratégia para fortalecer os laços econômicos com os países em desenvolvimento e realizar o desenvolvimento econômico sustentável. [...] Trabalharemos nessa questão, estamos interessados em participar do BRICS", disse o ministro.
Panorama internacional
Crescimento econômico global do século XXI vai se concentrar nos países do BRICS, diz Putin
Segundo ele, seu governo já tomou medidas para alcançar esse objetivo e pretende discutir o assunto com vários círculos políticos.
Ele acrescentou que a Líbia pode aderir ao BRICS, pelo menos como um país observador na primeira etapa.
A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro deste ano. Nessa data, além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, entraram no bloco novos países-membros: o Egito, a Etiópia, o Irã, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.
Panorama internacional
Bolívia está interessada em aderir ao BRICS e cita transformação trazida pelo grupo ao Sul Global
Em junho, o primeiro-ministro da Malásia Anwar bin Ibrahim confirmou a Lula da Silva a intenção da Malásia de participar do BRICS.
No dia 20 de agosto, o Azerbaijão solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS.
Recentemente, o assessor presidencial russo Yuri Ushakov confirmou que a Turquia havia se candidatado a membro pleno do BRICS e que o pedido está sendo analisado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar