O plano de provocação na Síria prevê o lançamento de um contêiner carregado de cloro por militantes a partir de drones, enquanto as forças sírias e russas vão atacar posições terroristas na zona de desescalada na província de Idlib.
"De acordo com o SVR, esse é o tipo de provocação que está sendo preparado pelos serviços de inteligência de vários países da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e da Ucrânia em conjunto com grupos terroristas que operam na província de Idlib, no norte da Síria", diz o relatório.
A organização não governamental Capacetes Brancos "famosos por fazerem o trabalho sujo para a inteligência britânica em solo sírio" vai participar da encenação, informa o SVR.
Assim, segundo o serviço, Washington e Londres estão tentando minar a autoridade da Rússia no Sul Global.
"A liderança dos Estados Unidos e do Reino Unido, ciente do fracasso de seu curso para infligir uma derrota estratégica à Rússia no conflito na Ucrânia, está prestando atenção especial a ações para minar a autoridade de nosso país nos países do Sul Global. Estão sendo usados todo tipo de crueldades e, cada vez mais, o terror total contra os amigos de nosso país no Oriente Médio e na África ", disse o SVR.
Porém, tais ações só prejudicam a autoridade dos EUA e do Reino Unido, acredita o serviço, e é pouco provável que os ataques químicos encenados na Síria ajudem a potência hegemônica e seus aliados a atrair os países do Sul Global para o seu lado.