Panorama internacional

Petrobras e petrolífera colombiana descobrem maior reserva de gás na Colômbia em 30 anos

As empresas estatais petrolíferas Ecopetrol colombiana e Petrobras brasileira anunciaram nesta quinta-feira (3) a descoberta de um gigantesco depósito de gás em águas colombianas, ao norte do país, com 6 trilhões de pés cúbicos.
Sputnik

"Petrobras e Ecopetrol são responsáveis pela principal descoberta offshore da Colômbia, a Sirius. Estamos cumprindo com a sustentabilidade energética que o país precisa. Este projeto pode garantir a segurança energética por décadas", afirmou Rogeiro Suárez, gerente-geral de ativos exploratórios da Petrobras, durante a VII Cúpula de Petróleo, Gás e Energia.

Ao ritmo de consumo atual, o campo poderia suprir o consumo do país por cerca de 20 anos.

"Sirius [anteriormente Uchuva] possui reservas de 6 trilhões de pés cúbicos, um tamanho que só se compara ao campo de Chuchupa, que forneceu gás natural à Colômbia nos últimos 45 anos", acrescentou.

Notícias do Brasil
Petrobras terá participação em consórcio para explorar petróleo na África do Sul
O poço está localizado em águas profundas, 804 metros de profundidade, e a 31 quilômetros da costa colombiana. A Petrobras atua como operadora do campo, mas é minoritária no consórcio formado com a estatal colombiana Ecopetrol.
O gás de Sirius deve começar a ser produzido em 2029 ou 2030, porque falta a infraestrutura de escoamento.
Chuchupa entrou em produção em 1979 e atualmente está perto do final de seu ciclo de produção, embora ainda continue fornecendo gás natural ao país.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar