O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou o aeroporto de Beirute, capital do Líbano, no fim da manhã deste sábado (5) para resgatar brasileiros que querem deixar o país. Nas últimas semanas, as operações militares de Israel contra o Hezbollah provocaram cerca de duas mil mortes.
Conforme a FAB, são 220 brasileiros e familiares no voo nesta primeira fase da ação. A aeronave KC-30 é utilizada para realizar os resgates. A expectativa é que o grupo chegue em São Paulo no domingo (6).
O objetivo do governo brasileiro é trazer 500 pessoas por semana. Ao todo, cerca de 20 mil brasileiros vivem no território libanês e pelo menos três mil já solicitaram apoio para deixarem o país.
Por conta da instabilidade no Líbano, o resgate dos brasileiros, que ocorreria na última sexta-feira (4), foi adiado após bombardeios israelenses em Beirute. Áreas próximas ao aeroporto chegaram a ser atingidas.
No dia 1º de outubro, ao reafirmar a defesa "do pleno respeito à soberania e à integridade territorial do Líbano", o Brasil instou Israel a "interromper imediatamente as incursões terrestres e os ataques aéreos a zonas civis densamente povoadas naquele país".