Segundo informações da Força Aérea Brasileira, 228 pessoas embarcaram no voo, das quais dez são crianças de colo. Além disso, também viajam três animais domésticos.
O avião da FAB deixou o aeroporto de Beirute, capital do Líbano, no fim da manhã de sábado (5) para resgatar brasileiros que querem deixar o país. Nas últimas semanas, as operações militares de Israel contra o Hezbollah provocaram cerca de 2 mil mortes.
De acordo com o G1, há a previsão de que, após a chegada ao Brasil, o avião retorne para buscar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda do governo federal para deixar a zona de conflito.
A aeronave, do modelo KC-30, que faz parte da operação de resgate batizada de Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2) e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia.
A aeronave fez uma parada técnica para abastecer na cidade de Lisboa, em Portugal, e seguiu para o Brasil.
O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do Hezbollah em território libanês. Apesar da Faixa de Gaza também contar com intensos bombardeios, o retorno de brasileiros de Beirute foi mais fácil de ser articulado.