"Muito grato pelo encontro com o querido Haitham Faisal al-Ghais, secretário-geral da OPEP, amigo da Venezuela. Estou muito atento aos boletins da organização, às suas declarações e visitas aos países europeus e aos bons mecanismos de coordenação", expressou Maduro através de sua conta em uma rede social.
Al-Ghais chegou a Caracas na segunda-feira para cumprir uma agenda de trabalho.
Neste sentido, o líder da OPEP reuniu-se com a vice-presidente e ministra dos Petróleos, Delcy Rodríguez, com quem discutiu a demanda energética mundial e a sua projeção para 2050.
Da mesma forma, analisaram a situação atual do mercado energético internacional, o funcionamento dos estatutos da OPEP+ e as perspectivas futuras do mercado de hidrocarbonetos.
Além disso, Al-Ghais e Rodríguez participaram de uma assembleia com petroleiros, petroquímica e trabalhadores do setor de gás da Venezuela, onde destacaram a contribuição para a "energia global" da estatal Petróleos de Venezuela S.A.
A visita do secretário-geral da organização ocorre uma semana depois da reunião virtual do 56º comitê ministerial de acompanhamento da OPEP, na qual o governo venezuelano destacou a importância do seu país no mercado energético mundial devido às suas grandes reservas de petróleo bruto.
Além disso, a aliança OPEP+ concordou em manter o seu plano de aumentar gradualmente a oferta de petróleo bruto a partir do dia 1º de dezembro.