Notícias do Brasil

Temporal em São Paulo volta a deixar estado sem luz; pelo menos 7 morrem

Um intenso temporal atingiu a cidade de São Paulo e seus arredores na noite de sexta-feira (11). Segundo informações da Defesa Civil do estado, sete pessoas ficaram mortas como decorrência da tempestade, cujos ventos foram os mais fortes desde 1995, chegando a 107,6 km/h.
Sputnik
Após sofrer como um apagão que durou quase uma semana por conta de fortes chuvas em novembro do ano passado, uma breve tempestade na noite de sexta-feira (11) deixou a cidade de São Paulo e seu entorno às escuras novamente.
De acordo com a Enel São Paulo, distribuidora de energia da região, o danos se devem a queda de 17 linhas de alta tensão, além do desligamento ode 11 subestações de energia. Até a manhã de sábado 5 linhas e 8 estações já haviam sido recuperadas. No entanto, em coletiva, o presidente da empresa, Guilherme Lencastre, não deu uma estimativa para retorno absoluto do serviço.
Só em São Paulo cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz. Ainda há relatos de problemas no serviço em outras cidades, como Santo André, São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires, Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri, Marília, Sorocaba e Presidente Prudente.
O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), culpou a Enel pelas quedas de energia. "Mais uma vez a Enel dando problema para a nossa cidade. A Enel é concessão e regulação do governo federal", diz em suas redes.
Lencastre, por sua vez, afirmou que o ocorrido se tratou de um "evento climático extremo" e que está trabalhando para aumentar a resiliência da rede. "Não vamos resolver todos os problemas hoje, mas vamos evoluir e melhorar aos poucos, entregando uma rede cada vez mais resiliente", disse.
Por fim, o principal opositor de Nunes na corrida municipal, Guilherme Boulos (PSOL), criticou a falta de ação de Nunes para controlar o serviço da Enel.

"Junta o prefeito que não tem pulso para fazer a companhia garantir o básico na cidade de São Paulo e também não faz poda de árvore."

Tempestade deixa 7 mortos

Além das perdas materiais, a tempestade resultou também na perda de sete vidas.
Em Campo Limpo, zona sul da cidade, uma árvore caiu e atingiu duas pessoas, levando uma a óbito. Já na região metropolitana, uma pessoa morreu em Diadema também atingida por uma árvore, enquanto em Cotia um muro desabou e matou duas pessoas.
No interior do estado, em Bauru, três pessoas e um cachorro morreram devido ao desabamento de um muro no bairro da Samambaia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar