Mundioka

O sistema eleitoral dos EUA é democrático?

Nos Estados Unidos, quem vence a eleição não é o candidato que obtém mais votos, mas sim quem conquista os estados com maior número de delegados. Ou seja, há regiões com mais peso do que outras. Hillary Clinton, em 2016, e Al Gore, em 2000, são dois exemplos dessa peculiaridade: receberam o maior número de votos, mas não se elegeram.
Sputnik
Qual é o critério para um estado ter mais delegados do que outro? Esse mecanismo eleitoral faz com que algum estado seja mais privilegiado pela Casa Branca? Como esse sistema foi imposto? Para conversar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Carlos Eduardo Martins, professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante na Universidade Johns Hopkins (EUA) em 2022; e Roberto Goulart Menezes, professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 18h00.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar