O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, confirmou nesta quinta-feira (17) que o governo negou a concessão de vistos a uma delegação de especialistas russos que planejava participar do 75º Congresso Internacional de Astronáutica, nos dias 14-18 de outubro, em Milão.
"Essa notícia é verdadeira. A Itália negou vistos a vários russos que pretendiam participar de um evento na Itália cujo tema era o espaço. O espaço é uma indústria sensível. Nesse sentido, foram tomadas decisões negativas em relação aos pedidos de visto" disse Tajani em entrevista coletiva.
Ao mesmo tempo, o chanceler italiano expressou surpresa com a reação da Rússia à rejeição dos vistos.
"Estou surpreso por a Rússia protestar em tal ocasião, quando viola constantemente as normas do direito internacional ao perseguir jornalistas italianos", afirmou Tajani, se referindo ao caso dos jornalistas da Rai TV que se infiltraram na província russa de Kursk com paramilitares ucranianos.
Na véspera, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que Moscou está indignada com mais uma medida hostil da Itália, que voltou a ignorar as obrigações de país anfitrião de um grande evento internacional.
"O Congresso Astronáutico Internacional é uma das plataformas de maior autoridade para a troca de opiniões e discussão de perspectivas de desenvolvimento da indústria espacial", observou Zakharova.