Os treinamentos, liderados pela frota sul da Marinha iraniana, visam impulsionar "a segurança coletiva na região, expandir a cooperação multilateral e demonstrar boa vontade e capacidades para assegurar a paz, a amizade e a segurança marítima", disse o contra-almirante Mostafa Tajeddini, porta-voz do IMEX 2024.
"Os participantes praticaram táticas para garantir a segurança do comércio marítimo internacional, proteger rotas marítimas, aprimorar medidas humanitárias e trocar informações sobre operações de resgate e socorro", disse Tajeddini.
O militar acrescentou que forças navais de vários países estrangeiros, como Bangladesh, Índia, Omã, Paquistão, Catar, Rússia, Arábia Saudita e Tailândia, participaram do exercício marítimo junto com seus colegas iranianos.
A iniciativa acontece no âmbito do Simpósio Naval do Oceano Índico (IONS, na sigla em inglês), criado em 2008 por iniciativa da Marinha da Índia para aumentar a cooperação marítima sobre como lidar com desafios de segurança não convencionais e organizados na região.
Em março, Teerã, Pequim e Moscou realizaram seus quintos exercícios navais conjuntos no golfo de Omã.