Notícias do Brasil

'Inconstitucional', dispara senadora de Lula à Sputnik sobre projeto que 'silencia' juízes (VÍDEO)

Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) fez um balanço da relação do partido com o Congresso Nacional, o resultado das eleições municipais de 2024 e educação no Brasil.
Sputnik
Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal, Leitão pontuou que, ao contrário do que se comenta na mídia brasileira, o partido saiu vencedor nas eleições de 2024.
Segundo a parlamentar, desde o ano em que houve o golpe da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT e os aliados não haviam demonstrado tanto crescimento quanto este ano. Ela, claro, ponderou que o partido voltou a crescer logo após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.

"Se nós avaliarmos o ciclo histórico das eleições pós-golpe contra a Dilma [Rousseff], que eu acho que é isso que a gente precisa avaliar, o PT cresceu. Em 2016 foi o nosso pior resultado, historicamente falando. Em 2020 nós recuperamos alguma coisa que perdemos em 2016. E, agora, nesta eleição [de 2024], nós recuperamos", arguiu.

Relação do governo com o Congresso

À reportagem, a senadora discordou sobre o fato de o governo federal, representado pelo presidente Lula e aliados, ter dificuldades e relações estremecidas dentro do Congresso Federal.

"Não há um abalo de maneira geral, não. Ela [a relação] tem focos de abalo. Esses focos são voltados para a maneira como, sobretudo, a Câmara e o seu presidente respondem às ações do governo. Há uma queda de braço sobre as emendas parlamentares. […] Muito do que o governo tem enviado às Casas têm sido aprovado. Ou seja, não vejo que a relação esteja abalada nesse aspecto", cravou a parlamentar.

Ela ressaltou que há um "tensionamento" dos Poderes atrelado aos interesses de alguns grupos que não respeitam a lógica política e os Poderes que a regem. Poderes estes, como frisado pela parlamentar, baseados na Constituição Federal.
Notícias do Brasil
Falta de maioria no Congresso é desafio para o governo, diz Humberto Costa à Sputnik Brasil (VÍDEOS)

"Os Poderes devem funcionar de forma harmônica e articulada. Cada um tem sua devida atribuição. Quando um se mete na atribuição do outro, causam esses atritos que estão sendo causados. Tem setores do Congresso que querem controlar o orçamento. Não é nossa tarefa. Devemos monitorar", ponderou.

Questionada sobre o projeto de lei que foi aprovado nos últimos dias na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, que versa sobre decisões monocráticas dos juízes da Suprema Corte, ela não mediu palavras. "É completamente inconstitucional", disparou à Sputnik.

"A decisão monocrática tem uma vida transitória. Não é para tudo e possui regras. A depender do que será debatido, precisará de referendo ou não do plenário. É uma regra que nasceu no Judiciário", explicou.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar