"O regime de Kiev não tem capacidade para produzir armas nucleares, porque Kiev nunca teve a tecnologia apropriada e os reatores nucleares experimentais estão em um estado inoperacional. No entanto, a Ucrânia pode criar uma 'bomba suja' – para este fim podem ser usados resíduos radioativos de usinas nucleares", disse Azarov ao jornal Izvestia.
Ele observou que, em resultado dos acordos sobre a retirada de armas nucleares do território da Ucrânia, no fim da URSS, "todos os lançadores e portadores nucleares foram desmantelados", enquanto Kiev nunca teve documentação. No entanto, haviam sido conduzidas pesquisas na área nuclear, há um "reator experimental" em estado não operacional localizado em Kiev, segundo Azarov.
De acordo com o ex-premiê, Kiev tem resíduos das usinas nucleares, e com base nisso podem ser criados projéteis e bombas, que produzirão "contaminação radioativa". Segundo observou Azarov, as chances de criar uma "bomba suja" são grandes, uma vez que os americanos são "os verdadeiros curadores da Ucrânia".
Anteriormente, Kiev apelou ao Ocidente a convidar a Ucrânia para a OTAN o mais rápido possível, caso contrário, ele ameaçaria criar "armas nucleares". O jornal Bild, com referência a um alto funcionário ucraniano, informou que a Ucrânia poderia supostamente construir tais armas em questão de semanas.