Em particular, o artigo sublinha que o projeto 945A Kondor permanece um dos submarinos mais caros e capaz de navegar a maior profundidade da Marinha russa.
"Os navios foram desenvolvidos especificamente para missões de busca e destruição de submarinos de mísseis balísticos com propulsão nuclear dos EUA", escreveu.
O artigo observa que as características técnicas exclusivas, que lhes permitem mergulhar em profundidades maiores, reduzem o nível de ruído e aumentam a resistência a ataques de torpedos.
"Ele tinha maior velocidade e profundidade de imersão do que seus equivalentes norte-americanos na época em que foi projetado e teria sido uma séria ameaça se a Guerra Fria se tornasse quente", ressaltou.
O segundo lugar na classificação dos melhores submarinos do mundo é ocupado por outro tipo de submarino russo do projeto 885 Yasen.
"Os submarinos da classe Yasen [...] ainda são considerados entre os melhores do mundo."
Segundo informações, foram projetados como embarcações multiuso capazes de transportar vários tipos de armas, inclusive os mais recentes mísseis hipersônicos russos Tsirkon de longo alcance.
Além dos submarinos de fabricação russa, a lista também inclui um submarino britânico da classe Astute e dois submarinos norte-americanos das classes Seawolf e Virginia.
Anteriormente, a revista incluiu os tanques russos T-14 Armata e T-90M Proryv entre os cinco melhores tanques do mundo.