"Senadora Joni Ernst teceu duras críticas ao Pentágono por fornecer placas de colete à prova de balas mofadas, jaquetas táticas cobertas de bolor e outros equipamentos de baixa qualidade para Taiwan no ano passado, quando Taipé passou semanas secando e limpando-os. Ernst, republicana de Iowa, escreveu uma carta na quarta-feira (23) ao chefe do Pentágono, Lloyd Austin, repreendendo o 'fiasco vergonhoso' e exigindo respostas sobre por que 'equipamento militar de baixa qualidade' foi enviado para Taiwan", escreve o jornal.
Em comentário ao jornal, a republicana disse que enviar equipamentos de baixa qualidade é um exemplo de como a atual administração "minou a confiança nos EUA em todo o mundo".
De acordo com o artigo, trata-se da entrega de mais de 3 mil placas para coletes à prova de balas, 500 coletes táticos úmidos, bem como 120 paletes para o transporte de carga que foram danificados devido à água.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da China havia observado que a venda de armas dos EUA para Taiwan viola seriamente o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos sino-americanos, "violando o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais".