As eleições parlamentares foram realizadas na Geórgia neste sábado (26). Essa foi a primeira eleição no país usando urnas eletrônicas, que foram instaladas em 74% das seções eleitorais, atendendo quase 90% dos eleitores. De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), 58,94% das pessoas aptas a votar participaram do pleito.
Após a publicação dos resultados pela comissão eleitoral, os partidos de oposição anunciaram que não reconheceriam os resultados das eleições, pois algumas pesquisas de boca de urna indicavam vitória da oposição de forma agregada.
Antes da eleição, o partido no poder disse que precisava formar maioria para declarar inconstitucional o partido Movimento Nacional Unido do ex-presidente Mikhail Saakashvili, que concorreu sob o nome Unidade - Movimento Nacional, unindo-se a alguns políticos da oposição. Ao mesmo tempo, a oposição queria obter mais votos do que o Sonho Georgiano para formar um governo de coalizão.
Para conquistar cadeiras no parlamento os partidos precisam ultrapassar a cláusula de barreira e conquistar mais de 5% dos votos. O partido ou coalizão que ficar em primeiro lugar garante a oportunidade de apresentar um candidato a primeiro-ministro.