A entrega dos motores F404 para a série Tejas Light Combat Aircraft Mk1, de fabricação local da Força Aérea indiana, foi adiada para março de 2025, quando deveria ter começado em 2023. Em 2021, a estatal indiana Hindustan Aeronautics assinou um acordo de US$ 716 milhões (R$ 4 bilhões) com a GE para 99 motores F404, relata a Bloomberg.
A mídia afirma que a força dos jatos de caça da Índia está diminuindo rapidamente, à medida que o país aposenta suas antigas aeronaves da era soviética.
A empresa norte-americana tem lutado com a entrega lenta de seus motores a jato globalmente. Larry Culp, CEO da fabricante ouvido pela mídia, disse esta semana que 15 fornecedores diferentes em sua cadeia de suprimentos estão envolvidos nas interrupções.
A GE Aerospace disse nesta terça-feira (29) que a indústria "continua a experimentar pressões sem precedentes na cadeia de suprimentos" e que a empresa está trabalhando para resolver as restrições, de acordo com uma resposta por e-mail às perguntas feitas pela agência.
O atraso complica os planos do premiê Narendra Modi de fabricar caças de combate em casa em um momento em que as relações do país com seus vizinhos China e Paquistão permanecem tensas.
A Rússia continua sendo o maior fornecedor de equipamentos militares da Índia, embora as compras tenham diminuído nos últimos anos devido a sanções e à crescente concorrência de outros países fabricantes.