O sistema de implantação remota de campos minados Zemledelie opera com base em um princípio semelhante ao dos lançadores múltiplos de foguetes.
Ele dispara vários foguetes carregados com minas em um curto período de tempo, de acordo com coordenadas predeterminadas, e espalha as minas nos locais necessários.
As munições do Zemledelie podem conter vários tipos de minas e são programáveis.
Sistema de implantação remota de campos minados Zemledelie
© Sputnik / Vadim Savitsky
A capacidade de longo alcance do Zemledelie permite organizar barreiras de minas mesmo em território controlado pelo inimigo.
"Um campo de minas colocado na retaguarda do inimigo pode interromper a rotação de suas tropas ou impedir seu movimento em direção à linha de frente. Ao mesmo tempo, a probabilidade de uma detonação acidental da própria mina durante o movimento é excluída, já que os dispositivos explosivos são capazes de se desativar ou autodestruir no momento certo. No final das hostilidades, isso, mais uma vez, facilita o processo de desminagem", explica a Rostec.
O sistema de implantação remota de campos minados Zemledelie.
© Sputnik / Vadim Savitsky
Em uma única salva, uma área equivalente a vários campos de futebol pode ser minada rapidamente e a grande distância do ponto de disparo.
Tudo isso reduz o risco de as tripulações serem atingidas por fogo inimigo.