Um representante do Ministério da Defesa norte-coreano anunciou o lançamento do ICBM e informou que a direção-geral das Forças de Mísseis tinha realizado "um teste muito importante".
Ele observou que o lançamento foi realizado por ordem do chefe de Estado Kim Jong-un e "atualizou os últimos avanços em capacidades de mísseis estratégicos", demonstrando a "modernidade e confiabilidade" da força de dissuasão estratégica da Coreia do Norte, que possui "o maior poder do mundo".
Em seu comunicado, o líder norte-coreano Kim Jong-un confirmou o lançamento de um míssil balístico intercontinental, dizendo que isso demonstra a "vontade de enfrentar" os adversários, relata a Yonhap. De acordo com a notícia, Kim afirmou que o país nunca mudará sua política de fortalecer suas forças nucleares.
A República Popular Democrática da Coreia (RPDC), lançou um míssil balístico de longo alcance, presumivelmente um míssil balístico intercontinental (ICBM), da região de Pyongyang em direção ao mar do Japão aproximadamente às 7h10 do horário local.