Além disso, o agrupamento repeliu no último dia cinco contra-ataques da Ucrânia, tendo o adversário perdido até 535 militares, um veículo de combate do sistema de lançamento múltiplo de foguetes Grad, uma peça de artilharia autopropulsada Dana e vários outros equipamentos militares.
Por sua vez, os militares do agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) libertaram a povoação de Pershotravnevoe na região de Carcóvia, acrescenta o comunicado deste sábado (2). Na área de responsabilidade do agrupamento Zapad, o Exército de Kiev perdeu até 470 efetivos, um tanque, dois veículos blindados de transporte M113, uma peça de artilharia autopropulsada Krab de produção polonesa, duas estações de guerra eletrônica Anklav-N e dois depósitos de munições, acrescenta o ministério.
Destaca-se que, nas últimas 24 horas, o Exército russo atingiu uma instalação de infraestrutura de energia usada pelas tropas ucranianas, um posto de comando da formação nacionalista Kraken, a infraestrutura de um aeródromo militar, um depósito de combustível e uma oficina de produção de drones de ataque.
A defesa antiaérea russa derrubou quatro mísseis tático-operacionais ATACMS dos EUA, três bombas aéreas guiadas Hammer de produção francesa e 50 drones de asa fixa.
Formações ucranianas perderam na área de responsabilidade do agrupamento de tropas Vostok (Leste) até 115 militares, um veículo de combate de infantaria, uma peça de artilharia autopropulsada Paladin dos EUA e outra unidade do mesmo tipo Caesar da França, bem como três depósitos de munições de campanha.
Unidades russas do agrupamento Sever (Norte) atingiram formações de cinco brigadas ucranianas em vários povoados na região de Carcóvia e repeliram um contra-ataque, como resultado as forças ucranianas perderam 60 combatentes, dois carros e um depósito de munições de campanha.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu 647 aviões, 283 helicópteros, 35.169 veículos aéreos não tripulados, 585 sistemas de mísseis antiaéreos, 19.023 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.484 lançadores múltiplos de foguetes, 17.176 peças de artilharia de campanha e morteiros e 27.930 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.