Ciência e sociedade

Descobertas no Templo de Poseidon mostram que era mais monumental do que se pensava (FOTOS)

Novas escavações feitas por arqueólogos da Academia Austríaca de Ciências e do Ministério da Cultura grego em Kleidi-Samikon, no oeste do Peloponeso, revelaram que o templo descoberto em 2022 era mais monumental do que se supunha anteriormente.
Sputnik
A equipe de arqueólogos austríacos e gregos, apoiada por geofísicos de Kiel e geoarqueólogos de Mainz, desenterrou as paredes de fundação do impressionante edifício em 2021, que mais tarde se revelou ser um santuário de Poseidon, em Samikon, na costa oeste do Peloponeso, após mais de um século de buscas.
Localizado onde o antigo historiador Estrabão descreveu em seu 8º livro, o famoso santuário de Poseidon era o centro religioso e étnico da importante confederação de cidades trifilianas — que se refere às três culturas locais predominantes na região.
Desde 2022, o templo tem sido sistematicamente estudado como parte de um programa de cinco anos pelo Instituto Arqueológico Austríaco da Academia Austríaca de Ciências e o Eforato de Antiguidades de Elis. Este ano, a grande estrutura foi descoberta em todo o seu comprimento.
Os fragmentos de uma bacia de mármore arcaica (perirrhanterion) com um diâmetro de aproximadamente 1 metro encontrado no chão de um dos salões do templo
Segundo os pesquisadores, o templo de 28 metros de comprimento e quase 9,5 metros de largura é dividido em duas grandes salas, cada uma dividida por pilares internos centrais e um vestíbulo com duas colunas.
A função das duas salas ainda não está clara. Talvez fosse um templo duplo, no qual duas divindades eram adoradas, ou são duas salas contíguas, uma das quais poderia ter servido como local de encontro da associação de cidades de base religiosa-cultural para proteger e administrar o santuário.

"De acordo com o conhecimento atual, é um templo duplo arcaico que provavelmente remonta ao século VI a.C. O telhado foi desmontado por volta de 300 a.C. e depositado dentro do edifício", explica Birgitta Eder, pesquisadora do Instituto Arqueológico Austríaco da Academia Austríaca de Ciências, datas que correspondem às descobertas de cerâmica, que podem ser atribuídas aos períodos Arcaico e Clássico Tardio ao Helenístico Inicial.

Detalhes da escavação revelam parte da estrutura do santuário de Poseidon
Os arqueólogos também descobriram fragmentos de uma impressionante pia de mármore arcaica com um diâmetro de cerca de um metro, o chamado perirrhanterion. Este recipiente de purificação ritual imita uma tigela de bronze e apresenta reparos antigos com grampos de ferro. Junto com um componente descoberto em 2022, ele pode ser quase completamente reconstruído.
Os cientistas também descobriram uma grande placa de bronze que estava originalmente fixada em uma das paredes de tijolo do templo. Devido à sua condição frágil, a placa foi recuperada em um bloco. "Imagens iniciais de raios X mostram partes de uma inscrição extensa, mas ela só será totalmente legível após uma restauração extensa", explica Eder avaliando que a leitura desta inscrição pode fornecer mais informações valiosas sobre a história e o uso do santuário, que era um local de comunicação na região antiga.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar