A mídia vem noticiando há muito sobre testes de um novo caça furtivo de 5ª geração da China, projetado para competir com seu rival americano, o F-35.
A Força Aérea chinesa já tem um caça furtivo, o J-20, desde 2017. O novo ainda não recebeu um nome oficial, mas os analistas chamaram a nova aeronave de J-31 ou J-35.
O South China Morning Post cita uma empresa estatal, a Corporação de Indústria de Aviação da China, que publicou uma série de fotos e vídeos do protótipo, chamado FC-31 Gyrfalcon, na quinta-feira (31).
O artigo indica que, com a entrada em serviço desse avião, a China se tornará o segundo país, além dos EUA, que tem dois tipos de caças furtivos.
Segundo recentes relatos da mídia, o FC-31 já foi testado no porta-aviões Liaoning de fabricação soviética, no início deste ano.
"A introdução do novo caça furtivo, especialmente se for usado como caça embarcado em porta-aviões, diminuiria a distância entre a China e os Estados Unidos", cita o artigo Yue Gang, um coronel aposentado.
Há informações de que vários países já estão interessados na aeronave, por exemplo, a Força Aérea do Paquistão anunciou estar disposta a comprar o novo caça.