Panorama internacional

Rússia e outros países da OPEP+ prolongam cortes voluntários de produção até o final de 2024

Oito países da versão ampliada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) prolongarão até o final de dezembro de 2024 seus cortes voluntários na produção de petróleo, antes de suprimi-los progressivamente, informou a organização neste domingo (3).
Sputnik

"A Arábia Saudita, a Argélia, os Emirados Árabes Unidos, o Iraque, o Cazaquistão, o Kuwait, Omã e a Rússia, que anunciaram anteriormente cortes voluntários adicionais em abril e novembro de 2023, concordaram em prolongar os ajustes voluntários de produção de novembro de 2023, de 2,2 milhões de barris diários [mb/d], por mais um mês", indica o comunicado.

Os cortes serão prorrogados até o final de dezembro de 2024 e depois serão eliminados gradualmente até setembro de 2025.
A OPEP+ fixou cotas de produção de petróleo para seus membros como parte de um acordo. Para este ano, o total de produção é de cerca de 39.425 mb/d, excluindo os membros sem cota: Irã, Líbia e Venezuela.
Panorama internacional
Produção de petróleo da OPEP+ em agosto fica acima de 720 mil barris/dia, aponta relatório da AIE
Vários países da organização, entre eles a Rússia e a Arábia Saudita, aplicaram voluntariamente cortes adicionais de 1,66 e 2,2 mb/d, válidos até o final de 2024.
Os 18 países-membros da OPEP+ produziram 34,43 mb/d em setembro. Em agosto, a produção totalizou 34,56 mb/d.
A Agência Internacional de Energia (AIE) manteve previsão para a produção global de petróleo em 2024 inalterada e espera que ela atinja o nível de 102,9 mb/d.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar