Notícias do Brasil

Após pressão do mercado, Haddad diz que pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana

Na última semana, o dólar registrou as maiores altas do ano em meio às pressões do mercado sobre os gastos públicos do governo federal, o que agravou as incertezas sobre o cenário fiscal brasileiro.
Sputnik
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (4) que o novo pacote de corte de gastos do governo federal deve ser anunciado ainda nesta semana. A equipe econômica analisa os últimos detalhes técnicos da proposta que será enviada ao Congresso Nacional, acrescentou o ministro.
Durante a tarde, Haddad esteve no Palácio do Planalto para discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas do pacote, encontro que também contou com a presença das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), além do ministro Rui Costa (Casa Civil).
Notícias do Brasil
Haddad: tributação das grandes fortunas do G20 será incluída em declaração final, apesar dos EUA

Alta do dólar no Brasil

Na última semana, o dólar chegou a fechar em R$ 5,87, um dos índices mais altos dos últimos anos. Porém, após a expectativa sobre o anúncio do pacote de corte de gastos, a moeda caiu a R$ 5,77 nesta segunda, enquanto a bolsa de valores subiu 1,7%.
A situação fez Haddad desmarcar uma viagem à Europa prevista para esta semana a pedido de Lula: "Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, se nesta semana ou semana que vem seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar e como as coisas estão muito adiantadas, do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos esta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]", disse à Agência Brasil.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar