Panorama internacional

Primeiras urnas fecham nas eleições de 2024 dos EUA

Os primeiros colégios eleitorais começaram a fechar nos Estados Unidos às 18h00 (no horário local leste, 20h00 no horário de Brasília) no pleito que vai escolher o próximo presidente do país pelos próximos quatro anos. As votações seguem em outras partes do território norte-americano nesta terça-feira (5).
Sputnik
As primeiras urnas a serem fechadas ficam localizadas nos condados orientais de Indiana e Kentucky, enquanto as últimas serão fechadas no Havaí e no Alasca. O país possui seis fusos horários diferentes.
A atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris, e o ex-presidente republicano, Donald Trump, disputam o principal cargo do país.
A expectativa é de uma das eleições mais acirradas da história, e alguns poucos estados-pêndulo devem decidir a disputa: Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Arizona, Wisconsin e Nevada.
Além disso, o país elege governadores e parlamentares da Câmara dos Representantes — 435 assentos —, além de 34 dos 100 cargos do Senado.
Conforme a mídia, com menos de 1% das cédulas de votação processadas, Trump lidera em Indiana com 71,5%, enquanto Kamala Harris conta com 26,7%.
O ex-presidente dos EUA também lidera em Kentucky com 63,4%, e Harris tem 35,5%. Nesse estado, cerca de 2% das cédulas foram processadas, observa a Associated Press.

Diferenças entre Trump e Kamala apertadas

Conforme o agregador de dados de pesquisas RealClearPolitics, Trump lidera em cinco estados decisivos, enquanto sua oponente democrata tem mais apoio em Wisconsin e no Michigan.
Trump tem uma média de vantagem de 0,8 ponto percentual nos estados de Arizona, Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, enquanto Harris lidera por 0,5 e 0,4 pontos porcentuais em outros dois decisivos — Wisconsin e Michigan —, mostraram os dados do agregador.
O ex-presidente dos EUA tem a maior vantagem (2,8%) no Arizona, onde 49,1% das pessoas o apoiaram, e 46,3% votaram em Harris. Na Geórgia ele tinha uma liderança de 1,3% (49,1% contra 47,8%), e na Carolina do Norte, 1,2% (48,7% contra 47,5%), enquanto nos outros quatro estados a diferença entre os candidatos é inferior a 1%.
Panorama internacional
Mídia: Lula quer que Kamala Harris vença as eleições nos EUA para 'fortalecer' a democracia
Já a pesquisa de boca de urna da NBC aponta que mais da metade dos norte-americanos confia mais no ex-presidente dos EUA do que em Kamala em questões de gestão da economia e imigração.
Mesmo assim, as diferenças também são apertadas: 51% dos entrevistados confiam em Trump na gestão da economia, enquanto 47% preferem Harris. Quanto à gestão da imigração, 53% confiam no republicano e 46% em sua adversária.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar