Os Estados Unidos vivem um sistema bipartidário desde a década de 1850. Os únicos candidatos presidenciais em mais de 170 anos a ultrapassar o limite de 10% dos votos ao tentar desafiar o status quo foram quatro: Teddy Roosevelt — quando concorreu pelo Partido Progressista —, Robert M. La Follette, George Wallace e Ross Perot.
Nas eleições de 2024, a expectativa é de que a situação política não seja diferente, com os últimos números mostrando que os republicanos e democratas possuem, juntos, de 96% a 99% das intenções de voto.
Existem alternativas, embora sua existência e mensagem sejam na maioria abafadas pela máquina política bipartidária e pela mídia. Veja abaixo quais são os outros partidos do país:
Partido Libertário: único partido, além de democratas e republicanos, com acesso à cédula em todos os estados. A sigla tem como foco liberdades civis, governo pequeno, mercado livre, não intervencionismo e comércio, em vez de guerras e intromissões. Seus candidatos à presidência e vice-presidência são Chase Oliver e Mike ter Maat. Obteve 1,18% dos votos em 2020.
Partido Verde: qualificado para acesso à cédula ou status de voto escrito em pelo menos 44 estados, os Verdes são um partido ambientalista, pró-democracia popular, ecoprogressista/ecossocialista e anticolonialista, com forte inclinação anti-intervencionista. Os candidatos deste ano são Jill Stein e Butch Ware. Stein foi a candidata do partido em 2012 e 2016, mas não concorreu em 2020, quando o Verde obteve 0,26% dos votos.
Partido Socialismo e Liberação: revolucionário e marxista-leninista, é o maior e, possivelmente, o mais organizado dos cinco partidos socialistas ativos nos EUA, concentrando grande parte de sua energia em protestos contra a guerra e a violência policial. Pode ser votado em 41 estados. Os candidatos deste ano são Claudia De la Cruz e Karina Garcia. O partido obteve 86.239 votos em 2020 (0,05%).
Partido Constitucional: sigla da direita cristã e socialmente conservador, é adepto do protecionismo, anti-intervencionismo e à retirada dos EUA da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês) e da Organização Mundial do Comércio (OMC). Pode ser votado em 18 estados. Os candidatos de 2024 são Randall Terry e Stephen Broden. 28 membros ocupam cargos locais, desde conselheiros municipais e membros de conselhos escolares até juízes, oficiais de justiça e funcionários eleitorais. Obteve 60.023 votos (0,04%) em 2020.
Partido Solidariedade Americana: grupo político de centro-direita, foi criado em 2016 para trazer o conservadorismo de estilo europeu aos EUA, apoiando uma economia de mercado social e não intervencionismo. Está qualificado como voto escrito em 42 estados, com os candidatos Peter Sonski e Lauren Onak. Obteve 44.600 votos (0,02%) em 2020 e conta com seis membros em cargos locais.
Partido Proibicionista: terceiro mais antigo nos Estados Unidos, formado em 1869, tem algumas posições interessantes sobre política interna e externa, incluindo o não intervencionismo e o apoio à abolição do Sistema de Reserva Federal (FED, na sigla em inglês). Os candidatos de 2024 são Michael Wood e John Pietrowski. Certificado/voto escrito em nove estados. Obteve 4.834 votos em 2020.
Partido Pirata dos Estados Unidos: considerado libertário civil, e-democracia, liberdade na Internet e anticorporações. Está elegível para voto em nove estados e tem Vermin Supreme e Jonathan Realz como candidatos em 2024. O partido possui dois ocupantes atuais de cargos — um juiz na Pensilvânia e um membro do conselho municipal em Massachusetts.