"Unidos continuamos a fortalecer os nossos valores e a cumprir os nossos propósitos de segurança humana, de vida e de caminhos de encontro, na harmonia que nos pertence. As nossas orações pela tranquilidade e harmonia para o povo dos Estados Unidos", declarou o presidente nicaraguense, Daniel Ortega.
Da mesma forma, a administração chefiada por Ortega indicou que o resultado eleitoral é uma amostra das aspirações e necessidades dos americanos, tanto a nível nacional como internacional.
"Nos unimos a famílias e pessoas em todas as partes do nosso planeta. Continuamos a trabalhar com esperança, fortalecendo os nossos direitos soberanos e apelando por um mundo de justiça, respeito e consideração”, disse ele.
Trump eleito
O ex-presidente e candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, venceu as eleições nos EUA, conquistando 277 delegados. O Partido Democrata foi representado pela vice-presidente Kamala Harris.
Apesar das expectativas de uma luta longa e intensa, Trump foi declarado vencedor da eleição por volta das 02h00, horário de Washington (04h00, horário de Brasília), nesta quarta-feira.
De acordo com a mídia, ele venceu em todos os principais estados.
Depois disso, Trump discursou para seus apoiadores na Flórida e declarou sua vitória.
A 60ª eleição presidencial dos Estados Unidos foi realizada em 5 de novembro de 2024.
Nos EUA não há um órgão nacional especializado responsável pela contagem dos votos eleitorais de todo o país.
Portanto, desde 1848 os resultados têm sido anunciados pela mídia. A Associated Press iniciou essa tradição antes da Guerra Civil.
A posse do novo presidente deve ocorrer em 20 de janeiro de 2025.