O número representa 10,7% mais voos disponíveis do que em 2023, segundo a pasta. Serão quase 30 milhões de assentos disponíveis, 12% (3,2 milhões) superior ao ano passado.
O anúncio foi feito durante um encontro entre o ministro do Turismo, Celso Sabino, e representantes das principais companhias aéreas do país em Brasília que renovaram o programa Conheça o Brasil Voando para ampliar e diversificar a malha aérea do país.
"Nosso maior cliente é o público brasileiro, que está voltando a descobrir o país, que está tendo cada vez [mais] interesse em conhecer o Brasil. O brasileiro está sabendo da existência, hoje, de atrativos turísticos que antes nem sabia que existia", declarou Sabino.
A Azul vai operar dez novas rotas diretas, com cerca de 4 mil voos, além de aumentar frequências em rotas como Belém (PA)-Manaus (AM). Outra novidade são as viagens de madrugada (Campinas) em dezembro e janeiro. Haverá voos para Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).
A empresa também terá ida e volta entre Montevidéu (Uruguai) e Florianópolis (SC), de Assunção (Paraguai) para Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE), além de ligações entre Miami (EUA) e Belo Horizonte (MG) até março de 2025.
Já a LATAM disponibilizará 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a temporada de verão, de 1º de dezembro a 31 de janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) receberão o maior número de passageiros da empresa no período. A companhia também anunciou viagens entre o Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal. Ceará e Pernambuco serão as principais portas de entrada de estrangeiros no Nordeste.
A GOL anunciou que vai aumentar o número de voos para as principais cidades receptoras de turistas do país, além de acrescentar cinco novos destinos para esta temporada, sendo quatro internacionais: Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México), Aruba (Reino dos Países Baixos). O destino nacional será São José dos Campos (SP).
Programa Conheça o Brasil Voando
Lançado em setembro de 2023, a renovação do programa inclui ampliar a oferta de stopover, modalidade que permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino usando a mesma passagem.
As empresas também vão adesivar o selo do programa nas portas de até 30% dos aviões, além de realizar a plotagem de até 10% das aeronaves com imagens do Brasil e de divulgar mensagens sonoras nas aeronaves estimulando a procura por localidades nacionais.
Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês), este ano o Brasil subiu uma posição no ranking mundial de voos domésticos e se tornou o quarto maior mercado do planeta (1,2% do total). O mercado nacional cresceu 6,6%, acima da média global, de 5,6%.