"A missão foi concluída com total sucesso", informou a mídia.
O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (15), a partir do centro espacial de Wenchang, localizado na ilha de Hainan, no sul da China.
A Tianzhou-8 transportará para Tiangong produtos consumíveis, combustível, equipamentos experimentais e outros suprimentos necessários para permanecer em órbita, bem como itens para celebrar o ano novo chinês.
Desde o dia 30 de outubro, a tripulação da espaçonave Shenzhou-19 está na estação orbital de Tiangong.
A missão é liderada por Cai Xuzhe, ex-tripulante da nave Shenzhou-14, acompanhado pelos taikonautas Song Lingdong e Wang Haoze, ambos fazem seu primeiro voo espacial.
Ao mesmo tempo, Wang Haoze, a única mulher engenheira de voo da China, tornou-se a terceira mulher chinesa a viajar para o espaço.
A tripulação da Shenzhou-19 passará cerca de seis meses realizando testes científicos, caminhadas espaciais, além de instalar um dispositivo de proteção contra detritos espaciais, entre outras atividades.
A estação Tiangong inclui três componentes principais: a cápsula central, Tianhe, e dois laboratórios espaciais, Wentian e Mengtian. Tiangong, com capacidade para três astronautas (seis, durante o alívio da tripulação), teve construção iniciada em abril de 2021 e tornou-se totalmente operacional em novembro de 2022. Segundo as previsões, a estação terá uma vida útil de 15 anos.