Panorama internacional

Desesperado com poderio russo, Zelensky pede ao Ocidente novo sistema de defesa aérea

Vladimir Zelensky pediu nesta quarta-feira (27) aos países ocidentais que forneçam novos sistemas modernos de defesa aérea, na sequência do lançamento de teste do míssil russo Oreshnik.
Sputnik
Zelensky disse que discutiu as opções de resposta aos testes do Oreshnik com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte.

"Falei com Mark Rutte sobre os resultados da reunião do Conselho Ucrânia-OTAN de ontem [26], convocada em resposta ao uso de um novo míssil balístico pela Rússia. Discutimos a necessidade urgente de fortalecer a defesa aérea da Ucrânia, focando sistemas específicos já disponíveis nos Estados-membros da OTAN", disse Zelensky no X (antigo Twitter), sem especificar quais seriam.

Panorama internacional
Resposta russa a ataques é 'elemento estratégico' para enviar 'recado diplomático' ao Ocidente
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk, no dia 19 de novembro, usando mísseis ATACMS, dos EUA, e Storm Shadow, do Reino Unido. Putin disse que a Rússia testou com sucesso, na última quinta-feira (21), um novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, em resposta às ações ucranianas incentivadas pelo Ocidente. O míssil atingiu um complexo industrial e de defesa na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar