Zelensky disse que discutiu as opções de resposta aos testes do Oreshnik com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte.
"Falei com Mark Rutte sobre os resultados da reunião do Conselho Ucrânia-OTAN de ontem [26], convocada em resposta ao uso de um novo míssil balístico pela Rússia. Discutimos a necessidade urgente de fortalecer a defesa aérea da Ucrânia, focando sistemas específicos já disponíveis nos Estados-membros da OTAN", disse Zelensky no X (antigo Twitter), sem especificar quais seriam.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk, no dia 19 de novembro, usando mísseis ATACMS, dos EUA, e Storm Shadow, do Reino Unido. Putin disse que a Rússia testou com sucesso, na última quinta-feira (21), um novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, em resposta às ações ucranianas incentivadas pelo Ocidente. O míssil atingiu um complexo industrial e de defesa na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk.