Panorama internacional

Presidente eleito do Uruguai viaja a Brasília para se encontrar com Lula

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, anunciou nesta quarta-feira (27) que viajará ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sputnik
“Amanhã (quinta-feira) visitarei o presidente Lula em Brasília", disse Orsi em entrevista coletiva.
O presidente eleito do Uruguai especificou que um dos temas que discutirá com o presidente brasileiro é a licitação já em andamento para a construção de uma nova ponte sobre o rio Yaguarón, que une os dois países, e a dragagem do canal San Gonzalo. Orsi afirmou que buscará acelerar esse processo.
No domingo, Orsi venceu o segundo turno no Uruguai com mais de 49% dos votos, em comparação com 46% de Álvaro Delgado, candidato pela coligação de partidos de centro-direita que ocupam o poder.
No dia da eleição, o presidente brasileiro parabenizou Orsi através das redes socias pela vitória nas urnas.
Panorama internacional
Inspirado em Mujica, novo presidente do Uruguai 'adotará uma postura mais alinhada ao Mercosul'
"Brasil e Uruguai continuarão a trabalhar juntos no Mercosul e em outros fóruns para o desenvolvimento justo e sustentável, a paz e a integração regional", disse o chefe do Executivo brasileiro.
Já na segunda-feira (25), Lula ligou para o presidente eleito no Uruguai para parabenizá-lo pela vitória.
Segundo o governo federal, Lula pretende reunir-se com Orsi no dia 6 de dezembro, em Montevidéu, no âmbito da cúpula do Mercosul. O presidente uruguaio eleito assumirá o cargo no dia 1º de março de 2025.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar