A descoberta foi conduzida por arqueólogos da Universidade de Tubinga e do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. Athribis era um centro de culto para a veneração do deus Min-Re, sua esposa Repyt e seu filho, o deus-criança Kolanthes. O local consiste em um complexo do templo, um assentamento, necrópole e muitas pedreiras antigas, detalha Heritage Daily.
Pilão ou grande pórtico do templo ptolomaico descoberto em Athribis, Egito
O pilão tem 51 metros de comprimento e é dividido em duas torres de 24 metros de largura separadas por um portão de entrada. Com base no ângulo das torres, o pilão teria originalmente tido uma altura de até 18 metros.
De acordo com Mohamed Abdel Badie, chefe da Administração Central para Antiguidades do Alto Egito e da parte egípcia da missão, a limpeza do pilão revelou inscrições hieróglifas tanto na fachada quanto nas paredes internas.
"Através do estudo dos cartuchos descobertos na entrada e em um dos lados interiores, foi determinado que este portão remonta ao reinado de Ptolomeu VIII, que pode ter sido o fundador do templo", disse Abdel Badie.