Panorama internacional

Jornalista polonês indica 5 razões para o colapso próximo da frente ucraniana

A frente ucraniana está a desfazer-se aos poucos, e há cinco razões principais para isso, aponta o jornalista do portal polonês Onet Marcin Wyrwal, que regressou de uma viagem ao Donbass.
Sputnik
A primeira razão que ele citou foi a escassez de efetivos nas Forças Armadas da Ucrânia e problemas com a mobilização, observando que a criação dos centros de recrutamento não teve o efeito esperado: juntamente com a corrupção e "caos do tempo de guerra", o Exército ucraniano simplesmente perde muitos recrutas potenciais.
A segunda razão é a falta de equipamentos e munições. Segundo as avaliações do autor do artigo, a "terrível crise" com armas nas forças ucranianas começou no outono europeu de 2023 quando, após uma contraofensiva ucraniana fracassada, a alocação de ajuda dos EUA para Kiev foi paralisada. Desde então, o Exército de Kiev tem sofrido com a falta de equipamentos e munições.

Nos últimos meses, o Exército russo conseguiu "esticar" a linha de frente, colocando pressão sobre o leste e sul do país, que, com uma escassez de pessoal, se tornou um grande problema para as tropas ucranianas. A expansão da linha de contato, segundo o autor, é a terceira razão para o rápido colapso da frente ucraniana. Ele também observa que o ataque à região de Kursk não atingiu seu objetivo principal – puxar as forças russas de outras direções.

Operação militar especial russa
Mídia: Kiev reconhece colapso de suas forças e avanço da Rússia em Donbass é mais rápido desde 2022
Os militares russos, nos últimos meses, em vez de assaltos "de frente", começaram a usar táticas de cercar povoados e cortá-los das rotas de abastecimento, utilizando extensivamente drones kamikaze. Isso permitiu que as tropas russas reduzissem as perdas e agissem com mais eficácia, o que, segundo Wyrwal, é a quarta razão para a fraqueza da frente ucraniana.
O autor do artigo atribui a captura dos locais fortificados ucranianos por tropas russas à quinta razão, "extremamente importante". A própria Ucrânia tem sofrido de uma escassez de unidades de engenharia, o que afeta diretamente sua capacidade de manter o território.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar