Panorama internacional

Visita de novos líderes da UE a Kiev mostra suas prioridades, diz ex-presidente russo

A visita da nova liderança da União Europeia (UE) a Kiev no primeiro dia de mandato indica que sua prioridade é o conflito na Ucrânia e não os interesses internos do bloco, disse o ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, neste domingo (1º).
Sputnik
O novo presidente do Conselho Europeu, António Costa, junto com a nova chefe de política externa Kaja Kallas e a comissária para a ampliação Marta Kos, chegaram a Kiev no início do dia.
"[António] Costa, o novo chefe do Conselho Europeu, e a 'diplomata-chefe' russofóbica da UE, [Kaja] Kallas, aparecem em Kiev logo em seu primeiro dia. Isso mostra que a prioridade é prolongar a guerra, não garantir o bem-estar da UE. Felizes agora, europeus?", escreveu Medvedev em sua conta no X.
No início desta semana, António Costa disse que entraria em contato com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o líder ucraniano Vladimir Zelensky imediatamente após assumir o cargo. António Costa confirmou planos de se encontrar com Zelensky para lhe assegurar pessoalmente o apoio da UE à Ucrânia e seu compromisso de "ficar ao lado da Ucrânia pelo tempo que for preciso".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar