"Se você quer levar o mundo de volta ao dólar, faça o dólar atrativo para o mundo. Pare com as sanções secundárias", respondeu Ritter.
Os EUA também devem devolver fundos confiscados aos países e dar a todos o acesso ao sistema de pagamentos SWIFT, disse ele.
"Faça o dólar acessível a todos. Caso contrário, ninguém vai querer usá-lo. E nenhuma de suas posições vai mudar opinião deles", concluiu Ritter.
No sábado (30), o presidente eleito Donald Trump disse que os membros da organização enfrentarão tarifas de 100% se não desistirem da ideia de criar uma nova moeda para substituir o dólar.
"Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma moeda BRICS, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou enfrentarão tarifas de 100% e dirão adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem ir encontrar outro 'otário'! Não há chance de que o BRICS substitua o dólar americano no comércio internacional, nem qualquer país que tente dar adeus aos [Estados Unidos da] América", alertou Trump.