Ciência e sociedade

Rostec ensinou IA a prever desenvolvimento de desastres naturais

A empresa Roselektronika, que faz parte da corporação tecnológica russa Rostec, desenvolveu um software baseado em inteligência artificial (IA) para a previsão de riscos naturais, tempestades, terremotos, erupções vulcânicas, que é capaz de encontrar pontos críticos cataclísmicos e prever o agravamento da situação.
Sputnik
O software faz parte de um complexo de monitoramento da situação meteorológica.
"O sistema modernizado pode 'ver' de forma independente os focos de desastres naturais e prever sua trajetória futura com base em fatores associados", disse Rostec à Sputnik.
O software chamado Prognozirovanie (Previsão) é capaz de receber, processar e analisar informações hidrometeorológicas e geofísicas de satélites.
Ele rastreia locais de surgimento de tempestades, derretimentos perigosos de neve e tremores de terra em áreas montanhosas e aumento de temperaturas em áreas vulcânicas.
Ciência e sociedade
Cientistas indicam país cujas erupções vulcânicas descontroladas ameaçam aquecer o planeta
Com base em dados sobre a temperatura da superfície terrestre e marítima, a velocidade do ar, o movimento da crosta terrestre e as massas de gelo e neve, o complexo meteorológico calcula automaticamente a probabilidade de ocorrência de um perigo natural.
Ele também pode prever a trajetória provável de seu caminho, inclusive através de uma área específica.

"O novo módulo não substitui completamente o trabalho de um meteorologista, mas o torna muito mais fácil, pois o sistema rastreia os riscos naturais em um estágio inicial e sinaliza seu início", disse um alto funcionário da corporação.

Segundo ele, o sistema vai estar pronto para entrar no mercado no final de 2024.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar