Nesta sexta-feira (6) foi assinado o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A declaração foi feita durante uma reunião da cúpula da organização no Uruguai, onde esteve presente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Ursula von der Leyen afirmou ter assinado um acordo político com o bloco comercial sul-americano Mercosul na capital uruguaia de Montevidéu para criar a maior zona de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores da UE e da América do Sul, apesar dos protestos de vários países da UE liderados pela França.
"Concluímos as negociações para o acordo UE-Mercosul. Ele marca o início de uma nova história. Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo vai funcionar para as pessoas e empresas", disse von der Leyen em suas redes sociais, acrescentando que este acordo é uma vitória para os nossos 700 milhões de consumidores da União Europeia e América do Sul.
A presidente da Comissão Europeia observou que o acordo beneficiará tanto a UE quanto os países do Mercosul, pois promoverá negócios e empresas através da redução de taxas e simplificação dos procedimentos alfandegários.
Vale destacar que o acordo foi debatido por mais de 20 anos. As negociações tinham sido retomadas nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia, que estabelece a política comercial para o bloco europeu.